DICAS:
Fale olhando para o Surdo;
• Não grite! Lembre-se: ele é Surdo;
• Fale devagar e tente mover os lábios corretamente;
• Seja expressivo;
• Se quiser chamar a atenção do Surdo, toque-o em seu ombro com calma;
• Trate-o como os outros, pois na maioria das vezes ele não tem comprometimento cognitivo nenhum. Ele apenas não te escuta.
Para a inclusão de verdade. do aluno surdo na escola está a contratação de um TILS, que irá acompanhar o aluno Surdo em sala de aula. Entre suas funções está:
• Traduzir e interpretar em LIBRAS o conteúdo trabalhado pelo professor regente da sala;
• Estar em sala de aula o tempo todo;
• Auxiliar o professor regente da sala na adaptação curricular e avaliação do aluno em questão;
• Deve estar presente no conselho de classe, planejamento e reuniões;
• Estar presentes durante as avaliações;
• Fazer uso da tradução simultânea (feita em tempo real, sem pausas)
• Traduzir e interpretar em LIBRAS o conteúdo trabalhado pelo professor regente da sala;
• Estar em sala de aula o tempo todo;
• Auxiliar o professor regente da sala na adaptação curricular e avaliação do aluno em questão;
• Deve estar presente no conselho de classe, planejamento e reuniões;
• Estar presentes durante as avaliações;
• Fazer uso da tradução simultânea (feita em tempo real, sem pausas)
O que o TILS não deve fazer:
• Não proteger o aluno;
• Não interpretar conversas entre o aluno Surdo e os alunos ouvintes. Eles devem se esforçar para que a comunicação aconteça. Você pode ajudar, mas nunca interpretar;
• Não interferir na maneira que o professor regente ensina;
• Não chamar a atenção do aluno Surdo, nem dos demais alunos;
• Só dar opiniões quando for solicitado;
• Não acompanhar o aluno no intervalo. Esse momento é dele com os outros alunos.
• Não proteger o aluno;
• Não interpretar conversas entre o aluno Surdo e os alunos ouvintes. Eles devem se esforçar para que a comunicação aconteça. Você pode ajudar, mas nunca interpretar;
• Não interferir na maneira que o professor regente ensina;
• Não chamar a atenção do aluno Surdo, nem dos demais alunos;
• Só dar opiniões quando for solicitado;
• Não acompanhar o aluno no intervalo. Esse momento é dele com os outros alunos.
O TILS não é professor particular ou tutor do aluno Surdo, ele é intérprete e deve se limitar em realizar sua função.
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